O meu Objectivo

Antes de começar um projeto faço pesquisas exaustivas, que vou partilhar com vocês. Desde canais de youtube até posts de outros bloggers ou artigos de revistas, procuro ler e ver o mais possível, para atingir o sucesso. Pretendo partilhar estas pesquisas com vocês neste Blog, para que vos possa ajudar, e poupar tempo. Caso tenham outros links, ideias ou informações, por favor, comentem abaixo!

Noutros posts irei partilhar as minhas experiências, espero que gostem!

Enquadramento

Upcycling é o processo de transformação e reutilização criativa de materiais e objetos. Através do upcycling, estamos a dar uma segunda vida ou função à peça, evitando o descarte e a produção de um novo objeto e aestimular assim a economia circular.

O Upcycling tem vindo a ganhar adeptos quer pela via da sustentabilidade (a preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade leva-nos a reinventar e reaproveitar o que outrora teria o lixo como destino), quer por questões económicas e até sentimentais, e para muitos amantes desta prática, surgem diariamente online inúmeras imagens, tutoriais e vídeos que propõem soluções, aconselham técnicas e materiais.

De um simples garrafão a jarra ou candeeiro, transformação de uma cabeceira de cama em banco de jardim, reaproveitamento de cómoda para armário de WC, tudo é possível com um pouco de imaginação.

Embora Upcycling, Restauro e Reciclagem visem a recuperação de uma peça, são termos distintos.

O Restauro é bem mais complexo, pois respeita as técnicas e materiais utilizados na época de fabrico, o que requer estudo, investigação e conhecimento. O objetivo do Restauro é devolver à peça a sua forma original, nunca a transformação.

A Reciclagem é uma transformação que envolve custos de energia, água, transporte…

Qualquer peça, feita de qualquer material pode sofrer um upcycling.

Algumas Ideias

Hoje em dia, dos móveis mais susceptíveis a transformações. Todos temos algo IKEA em casa, e todos queremos transformar, personalizar e tornar um móvel banal numa peça única.

De caixas de vinho a latas de comida, são muitos os objectos que podem ganhar nova vida.

A Pesquisa

Vejo muitos videos inspiradores. Partilhem comigo os vossos canais preferidos! Gosto muito de descobrir coisas novas.

O que aprendi

As 4 Lições Mais Importantes

Limpe muito bem todos os móveis antes de começar, caso contrário, por exemplo, uma teia de aranha pode ficar presa no seu pincel!

1. A Preparação é a Chave

Planeie com antecedência e certifique-se que tem as ferramentas e equipamentos necessários para fazer o trabalho. Limpe muito bem todos os móveis antes de começar, caso contrário, por exemplo, uma teia de aranha pode ficar presa no seu pincel!

2. USE A IMAGINAÇÃO

Seja criativo ao ver peças antigas. Escadas Velhas são ótimos lugares para expor plantas, e velhos tambores de máquinas de lavar são ótimos vasos de plantas ao ar livre. Ideias criativas podem dar um novo propósito a algo que, de outra forma teria sido descartado.

A Família e amigos são um ótimo lugar para começar quando se trata de encontrar algumas peças para renovar. Pergunte a todos, e certamente irá encontrar uma peça indesejada, que com algum amor pode funcionar bem na sua casa. por vezes basta um pouco de tinta e imaginação para criar algo fantástico e de baixo custo!

Quando falamos de Upciclyng, a cabeça da maioria das pessoas pensa logo na pintura, mas às vezes as pequenas mudanças podem ter um impacto maior.

Por exemplo, numa cómoda, escrivaninha, ou qualquer peça com portas ou gavetas, substitua as maçanetas ou puxadores antigos e veja a diferença que fazem!

A melhor notícia? Não vai custar muito…

3. Nem Toda a tinta é igual!

Qual é a melhor tinta para o Upcycling? Depende 🙂 Mas a qualidade da mesma importa e muito!

Por exemplo: Depois de preparar e aplicar primário na madeira (e remover a tinta anterior, se for o caso), Pode usar qualquer tinta para madeira para pintar seus móveis. Quanto melhor a tinta, melhor a cobertura e melhor o acabamento.

Considere onde o móvel vai ser colocado, já que algumas tintas só se adaptam a determinados ambientes, como o exterior ou interior. As tintas para madeira à base de óleo, por exemplo, são recomendadas para uso na casa de banho e na cozinha.

A tinta acrílica para madeira e a tinta de água para madeira são outras opções menos tóxicas que pode considerar.

Use um bom verniz para proteger a peça por mais tempo, e para dar um bom acabamento.

Já experimentou trabalhar com tinta de giz? – chalkpaint – Nos móveis de madeira, o efeito fica fantástico! Veja o video abaixo:

4. USE BONS PINCÉIS!

Gaste algum dinheiro extra em bons pincéis. Os baratos deixam cerdas na pintura e não permitem uma boa cobertura. Entre as camadas, enrole os pincéis em papel de alumínio ou filme aderente, para manter o pincel húmido. Limpe-os assim que terminar de pintar, para garantir que estão a 100% na próxima vez que os usar.

É adepta (o) do Upcycling? Que projetos mais gosta de fazer? Deixe o seu comentário na caixa de comentários.

Vou iniciar os meu projectos, que estou ansiosa de partilhar com vocês! Irei partilhar os meus sucessos, insucessos e resultados. Como todos sabemos, uma coisa é a teoria, outra é a prática. Até breve!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.