Custom Pages
[vc_separator type='transparent' color='' thickness='' up='20' down='7']
Portfolio
[vc_separator type='transparent' color='' thickness='' up='20' down='7'] [vc_separator type="transparent" position="center" up="12" down="16"]
 
sabão artesanal o-mundo-ao-contrario

Trocar o gel de banho pelo sabão artesanal

sabão artesanal o-mundo-ao-contrario

Há uns anos, uma amiga alertou-me para o facto de usar sabonete líquido industrial e gel de banho. “Não acredito que ainda usas isto”, foram as palavras dela com o frasco de sabão líquido nas mãos e ar reprovador.

Tinha-se iniciado há pouco na saboaria e aconselhou-me então a trocar o gel pelo sabão artesanal. Ofereceu-me um sabonete 100% artesanal à base de azeite para experimentar, da Mediterrânico. Saiba mais aqui- https://www.facebook.com/Mediterranico.sa/

 O Gel de banho foi banido, e todos nos (re)habituámos ao sabão. Confesso que na altura estranhei o facto de o sabão ser à base de azeite, nunca tal me havia passado pela cabeça; mas com o tempo habituei-me à ideia e a verdade é que hoje em dia encontramos sabão natural de azeite em muitos sítios, especialmente nas feiras de artesanato.

Sou cliente desde essa altura, já migrei também para os cremes hidratantes de corpo, batom de cieiro, sabão de cozinha (fantástico para retirar os cheiros fortes de alho e cebola), e não vejo a hora de experimentar o sabão da loiça (esgotado por ora). Quando não tenho o sabão da Mediterrânico, a minha pele nota logo a diferença. A pele mantém-se hidratada durante mais tempo e não tenho necessidade de usar creme hidratante diariamente como acontece com  outros sabonetes.

 sabão artesanal: vantagens

A minha experiência

 A minha filha mais nova tinha pele atópica em criança,  ajudou bastante a aliviar aquela sensação de permanente comichão, em que o arranhar dos braços era uma constante.

O sabão natural de azeite tem propriedades hidratantes que ajudam a suavizar a pele, deixando-a  limpa, com um ar saudável e contribuindo para a boa manutenção da mesma.

Ao mudar para o sabão,  está a diminuir as embalagens de plástico que entram regularmente em sua casa.

Em termos de preço, embora o sabão artesanal seja mais caro que o de compra no supermercado, acaba por poupar no creme hidratante pois não necessita de usar tantas vezes.

Propriedades e características do sabão artesanal à base de azeite

sabão artesanal de azeite o-mundo-ao-contrario
sabão de azeite o-mundo-ao-contrario

O azeite é uma gordura emoliente e humectante, ou seja: protege a pele da perda de água, amacia-a e repõe a camada lipídica da pele,  ajudando a mesma a manter os seus nutrientes de forma equilibrada.

O sabão de azeite, após uma cura mais demorada do que  a maioria dos outros sabões, é um sabão duro e duradouro, com excelentes propriedades úteis para a pele, e proporciona também uma óptima hidratação da mesma.

Pode ser produzido sem qualquer tipo de aroma, ou ter um suave aroma de óleos essenciais (substancias naturais existentes nas plantas ou resinas, responsáveis pelo odor natural das mesmas). Os  óleos essenciais são normalmente escolhidos pelas suas características inerentes, para valorizar a acção do sabão (aromas com propriedades relaxantes, cicatrizantes, vitalizantes, energizantes, refrescantes, etc).

Não produz muita espuma, mas as suas qualidades “amigas” da pele e a sua suavidade imensa , fazem deste um sabão de eleição, muito indicado para peles sensíveis e com problemas, ou  para qualquer tipo de pele.

Qualquer sabão artesanal natural, porque não contem uma série de compostos derivados do petróleo, é mais “mole” e desfaz-se mais facilmente com a água, do que um sabão industrial. O sabão de azeite, não é excepção, sendo até mais “mole” do que o habitual, pelo que o cuidado a ter no seu uso, deve ser redobrado: precisa de se manter sempre seco, à medida que vai sendo usado (não pode ficar húmido e com água), bem como de uma saboneteira com grande capacidade de escoar a água.

Gel de banho caseiro: Receita

Voltando ao gel de banho, existe uma possibilidade muito saudável do uso deste tipo de produto, com os restos de sabão artesanal (quando o mesmo está pequeno), ou mesmo partir de um sabão artesanal inteiro, água e um pouco de glicerina vegetal. Veja a receita:

Ingredientes:

100 g de sabão artesanal;

550 g de água mineral ou da torneira fervida (450 g + 100 g);

15 g de glicerina vegetal;

20 gotas de óleo essencial de alfazema.

Preparação

Rale o sabão artesanal, e coloque-o numa panela ao lume, com 450 g de água a ferver;

Mexa até dissolução total do sabão;

Acrescente a glicerina a 100 g de água fria, e junte ao sabão;

Mexa de novo, para incorporar bem.

Se necessário, coloque a varinha mágica para dissolução total do sabão (atenção à espuma que se forma);

Deixe arrefecer;

Acrescente , se desejar, o óleo essencial nesta altura e verifique se o sabão está na consistência que deseja (poderá acrescentar um pouco mais de água se estiver muito espesso).

gel de banho artesanal o-mundo-ao-contrario
sabão líquido artesanal o-mundo-ao-contrário

Use e abuse deste “gel de banho” saudável!

Este post teve a colaboração da Mediterrânico a quem agradeço o   esclarecimento e  partilha da receita do gel de banho artesanal.https://www.facebook.com/Mediterranico.sa/.

No Comments

Post A Comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.