Consciente de tudo isto, procurámos um treino para o Charlie onde ele pudesse ter acesso a uma puppy class. Estas aulas são dirigidas a cachorros entre os 3 e 6 meses de idade, e o objetivo é soltar os cães para interagirem entre si, ou seja: deixá-los socializar sob a orientação de um treinador que vai falando sobre as diversas reações observadas. Os donos devem procurar não intervir mantendo-se afastados do seu cão.
Para certos donos algumas das situações são um pouco stressantes, pois há momentos em que existe tensão entre os cães, por serem de várias raças e terem feitios diferentes; uns querem brincar, outros liderar, no entanto, a maioria destas situações é resolvida entre eles, terminando geralmente com o afastamento voluntário de um dos cães. Para mim, foi essencialmente importante perceber que na maioria das vezes em que vamos na rua com o nosso cão, quando se aproxima outro, mesmo que haja um rosnar ou uma atitude mais agressiva, os cães têm capacidade para resolver a questão entre eles.
No caso do Charlie, foi muito engraçado assistir a estas aulas. Na primeira vez ficou quieto a um canto a observar tudo o que se passava à sua volta. Os outros cachorros corriam, saltavam, cheiravam, pegavam-se entre eles, e o Charlie nada. Nas sessões seguintes começou a interagir com os outros com um único objetivo: brincar!!! Este cão adora brincadeira e quando apanha um que lhe dê troco, não pára. Infelizmente as aulas de puppies foram forçosamente interrompidas pela pandemia e o Charlie já não tem idade para as retomar. Irá em breve retomar as aulas de treino e obediência, pois é um verdadeiro rebelde! Nestas aulas também tem direito a momentos de socialização e brincadeira com outros cães, o que para ele é fundamental. Apesar de muito meigo, o Charlie é um cão que tem muita necessidade de brincar seja com pessoas ou outros cães, e nas suas brincadeiras “varre” tudo o que se lhe coloca pela frente.
Apesar da interrupção forçada da puppy class, (em que os benefícios de as frequentar foram enormes para todos nós), hoje passeio-o na rua sem receio de encontros com outros cães. Na minha zona há parques para cães onde vamos habitualmente, e onde os cães podem andar à vontade, sem trela e socializar entre si. Estes são momentos de verdadeira felicidade para o Charlie!
No Comments