Custom Pages
[vc_separator type='transparent' color='' thickness='' up='20' down='7']
Portfolio
[vc_separator type='transparent' color='' thickness='' up='20' down='7'] [vc_separator type="transparent" position="center" up="12" down="16"]
 
airbnb - o-mundo-ao-contrario

AIRBNB Passo a passo- 1

No meu último post, enumerei os passos a dar antes de colocar a  casa no mercado de Alojamento local. Hoje e durante as próximas semanas vou aprofundar cada passo.

Consulte a página de Alojamento Localesclarecimentos https://www.alesclarecimentos.pt é uma ferramenta indispensável para todos os que estão nesta atividade. Foi criada há uns anos pela Carla Costa Reis com o intuito de ajudar e criar uma comunidade de anfitriões pelo país. Aqui encontra tudo o que precisa saber sobre a atividade, desde enquadramento legal, a enquadramento fiscal, bem como consultoria,  parcerias, conselhos etc…

Airbnb o-mundo-ao-contrario
Airbnb o-mundo-ao-contrario

Requisitos legais:

A- Placa identificativa AL na porta de sua casa. Pode adquirir juntamente com o Kit de Segurança.

B- Livro de Reclamações. Para além do Livro de Reclamações físico (pode adquirir na Imprensa Nacional Casa da Moeda, Rua da Escola Politécnica em Lisboa),( para outros locais do país veja aqui), é ainda necessário o Livro de Reclamações online Veja aqui. Tal como nos estabelecimentos abertos ao público, deverá colocar a 1ª folha numa moldura visível. A entidade responsável é a ASAE.

C- Manual de instruções de todos os eletrodomésticos disponível em 4 línguas, Português e Inglês são obrigatórias. Pode ter o manual dos eletrodomésticos à disposição, ou fazer uma folha com as instruções básicas. Fica ao seu critério.

D- Contacto do anfitrião em local visível (Pode colocar numa moldura por ex.).

E- Informações sobre o estabelecimento, regras da casa, recolha de lixo, horário de silêncio, o que deve fazer para evitar incomodar vizinhos. (obrigatório em 4 línguas, sendo o Português e Inlgês obrigatórias). Para facilitar, pode comprar online o Livro de Informações do Alojamento Local . Veja aqui https://alojamentolegal.pt/#livro. Já contém todo o tipo de informações, só tem de preencher os espaços em branco e outras informações que sejam relevantes.

 Requisitos de Segurança

A- Se a sua casa tem gás, a inspeção obrigatória é de 2 em 2 anos e deverá ser efetuada antes de começar a alojar.

B- Extintor e manta de incêndio, número nacional de emergência, Kit de primeiros socorros (aconselho a que contrate uma empresa de extintores, têm kits completos à disposição, fazem a manutenção anual dos extintores, e sabem o tamanho indicado para a sua casa, além de aconselharem o local ideal para a colocação). Não deixo aqui nenhum contacto, pode procurar online ou aconselhar-se com um amigo. Caso pretenda fazer a instalação por si, pode comprar tudo numa casa especializada.

C- Detetor de CO2 e detetor de incêndio. Embora não seja uma imposição legal, aconselho a adquirir. Certas plataformas como o AIRBNB dão muita importância a estes aparelhos. As firmas de extintores geralmente fornecem, mas pode procurar também em lojas como o Leroy Merlin (para o detetor de incêndio). O Detetor de CO2 é mais difícil de encontrar. Comprei na AMAZON ao preço de cerca de 14€.

No Comments

Post A Comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.